Na audiência, o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio de Cardeais, o Papa dirigiu um endereço de homenagem em nome de todos os presentes.
O Santo Padre, antes de cumprimentar pessoalmente cada cardeal pronunciou as palavras abaixo:
Com grande alegria recebê-lo e oferecer a cada um de vós a minha mais cordial saudação. Agradeço ao Cardeal Angelo Sodano, que, como sempre, tem sido capaz de transmitir os sentimentos do Conselho: Cor ad cor loquitur . Graças coração Eminência. E eu diria que - tendo a referência para a experiência dos discípulos de Emaús - que para mim foi uma alegria para andar com você nos últimos anos, em função da presença do Senhor ressuscitado.
Como eu disse ontem, diante de milhares de fiéis que lotaram a Praça de São Pedro, seu bairro e seu conselho eu ter sido uma grande ajuda em
meu ministério. Nos últimos oito anos, nós vivemos com momentos de fé bonitas da luz radiante no caminho da Igreja, junto com momentos em que algumas nuvens no céu engrossar. Nós tentamos servir a Cristo e à sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma do nosso ministério.Temos dado esperança que vem de Cristo, o único que pode iluminar o caminho. Juntos, podemos agradecer ao Senhor que nos fez crescer na comunhão, e orar juntos para ajudar você a crescer nesta unidade profunda, para que o Colégio de Cardeais é como uma orquestra, onde as diferenças - uma expressão da Igreja universal - sempre contribuir para a maior harmonia e concórdia.
Eu gostaria de deixar-lhe um pensamento simples, que é perto do meu coração: um pensamento sobre a Igreja, o seu mistério, que é para todos nós - podemos dizer - a razão ea paixão da vida. Deixe-me ajudar por uma expressão de Romano Guardini, escrito no ano em que os Padres do Concílio Vaticano II aprovar a Constituição Lumen Gentium , em seu último livro, com uma dedicatória pessoal para mim, porque as palavras deste livro, eu são particularmente caros. Guardini diz: A Igreja "não é uma instituição concebida e construída em mesa ... mas uma realidade viva ... Ele vive ao longo do curso do tempo, tornar-se, como qualquer ser vivo, tornando-se ... Contudo, em sua natureza permanece a mesma, e seu coração é Cristo ". É tem sido a nossa experiência de ontem, eu acho, na praça: ver que a Igreja é um corpo vivo, animado pelo Espírito Santo e verdadeiramente vive pelo poder de Deus, que está no mundo, mas não do mundo é de Deus , de Cristo, do Espírito. Nós vimos isso ontem. Esta é a expressão verdadeira e eloqüente do Guardini outros famosos: "A Igreja é despertar as almas". A Igreja vive, cresce e desperta na alma, que - como a Virgem Maria - aceitar a Palavra de Deus e conceberá pelo poder do Espírito Santo; oferecer a Deus sua carne e em sua própria pobreza e humildade, eles se tornam capazes de nascimento de Cristo no mundo de hoje. Através da Igreja, o mistério da Encarnação continua presente sempre. Cristo continua a atravessar os tempos e todos os lugares.
Vamos permanecer unidos, queridos irmãos, este mistério: na oração, especialmente a Eucaristia diária, e assim servir a Igreja e toda a humanidade. Esta é a nossa alegria, que ninguém pode tirar.
Antes de cumprimentá-lo pessoalmente, eu quero dizer a vocês que eu vou continuar a estar perto com a oração, especialmente nos próximos dias, para que você é totalmente dóceis à ação do Espírito Santo na eleição do novo Papa Que o Senhor te mostrar o que é querida por Ele. E por você, incluindo o Colégio de Cardeais, há também o futuro Papa, que já prometem minha reverência e obediência incondicional. Portanto, com carinho e gratidão, concedo cordialmente a minha Bênção Apostólica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário