Chip Bergh diz que seu par de jeans favoritos, comprado há um ano, ainda não viu a máquina de lavar. Por quê? Para conservar o tecido e economizar água.
São Paulo – Não, você não leu errado. Chip Bergh, CEO da Levi´s, chocou os maníacos por higiene ao dizer que o seu par de jeans favorito, que ele usa há mais de um ano, "ainda não tinha visto uma máquina de lavar". A declaração foi feita durante evento desustentabilidade da revista Fortune, nesta semana.
Questionado sobre a frequência com que se deve lavar os jeans, ele foi direto: “Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los”, disse.
“Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de pele, nem nada parecido”, explicou, diante da plateia surpresa.
A recusa em lavar a peça de roupa tem virtudes, segundo Bergh. Além de conservar o tecido do jeans, ajuda a preservar os recursos do planeta, no caso, aágua.
Em 2008, ao avaliar o ciclo de vida do seu princpal produto, a empresa descobriu que metade do consumo de água ocorre na fabricação do jeans, enquanto a outra metade ocorre na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens em máquina de lavar.
Slow-fashion e a calça centenária
Em se tratando de uma das maiores empresas de vestuário do mundo e líder mundial em jeans, a declaração do CEO não é gratuita.
Há tempos, a Levi´s busca estar à frente no quesito sustentabilidade.
Através de sua coleção "Water Less", conseguiu reduzir 28%, em média, o consumo de água na fabricação do jeans tradicional. Em novos produtos, a economia chega a 96%.
A empresa se orgulha de remar contra a maré da chamada fast-fashion (moda rápida).
“No fast-fashion, onde se encontram empresas como H&M, você compra a roupa e usa umas três, quatro vezes e logo de desfaz delas. Acho que nós, da Levis Strauss, somos o melhor exemplo de slow-fashion”, disse o CEO.
Prova disso é o modelo 501, a primeira calça jeans lançada pela Levi´s, que completou 141 anos este ano, e continua sempre atual.
Para a empreasa, durabilidade é, em essência, sustentabilidade.
Sustentabilidade de ponta à ponta
A preocupação em reduzir a pegada ecológica se sustenta ainda em uma série de ações implementadas na última década.
Em 2007, a Levi's fez uma parceria com a ONG Better Cotton Initiative (Iniciativa para um Algodão Melhor), a fim de reduzir a pegada ecológica dessa fase, através da redução do uso de água e pesticidas, da preservação da biodiversidade e o respeito às normas de proteção aos trabalhadores.
Cinco anos depois, prometeu eliminar todas as substâncias tóxicas de sua cadeia de fornecedores e de produtos até 2020, ao aderir a campanha Detox, promovida pela Ong ambientalista Greenpeace.
A investida mais notável é a recente campanha Wellthread Levis, aplicada à Docker, a marca da Levi´s especailizada em calças caqui.
É um pequeno projeto piloto de produção de jeans totalmente sustentável, de uma ponta à outra. Lançada em 2013, a coleção, segundo a empresa, possui tecidos mais fáceis de reciclar e que consomem menos energia e água que todas as outras linhas.
De acordo com Bergh, a empresa avalia se essa forma de fazer jeans é produtivo e economicamente viável. “Trata-se de uma coleção da ordem de mil unidades, uma linha premium, com preço mais puxado”, diz. No site da marca, nos EUA, o preço médio de uma calça da linha é de U$128, mais que o dobro de um modelo tradiconal.
Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/parem-de-lavar-seus-jeans-diz-ceo-da-levi-s?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
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