O QUE É UM INSTITUTO SECULAR?
Instituto Secular é um instituto de vida consagrada no qual os fiéis, vivendo no mundo, tendem à perfeição da caridade e procuram cooperar para a santificação do mundo, principalmente a partir de dentro. (Código do Direito Canônico, can. 710).
O membro de um instituto secular, pela sua consagração, não muda no povo de Deus a sua condição canônica, laical ou clerial. (CDC, can 711).
Os membros vivem nas condições ordinárias do mundo, sozinhos, na própria família, ou num grupo de vida fraterna, de acordo com as constituições. (CDC, can 714).
FUNDAMENTOS
- Total consagração a Deus em plena e autêntica secularidade através da profissão dos conselhos evangélicos no mundo.
- Conformidade com Cristo segundo os princípios da espiritualidade franciscana.
- Serviço constante e generoso à Igreja mediante um testemunho de vida cristã no trabalho profissional, para assim, contribuir na realização do reino de Cristo em toda parte.
- Espírito de família unida pela caridade recíproca.
- Zelo pela santificação dos seus membros, dos sacerdotes e de todos as pessoas consagradas.
FUNDADORES
Os nossos grandes exemplos e fontes de inspiração são: FRANCISCO DE ASSIS e CLARA DE ASSIS, pais da grande família franciscana.
Eles nos ensinam como viver como leigos e leigas franciscanos consagrados no mundo.
Os nossos fundadores são: Vincenza Stroppa e Frei Irineo Mazotti, ofm
Vicenza Stroppa nasceu no dia 07 de setembro de 1893 em Urago d'Oglio (Bréscia), na Itália e morreu no dia 24 de março de 1982 na sua cidade natal. Ela sonhava com uma vida consagrada a Deus no meio do mundo. Junto com Frei Irineu Mazotti, ela elaborou um projeto de vida que inspirava outras jovens para a vida consagrada.
PRIMÓRDIOS
No dia 26 de dezembro de 1929, as primeiras irmãs se consagraram inteiramente a Deus, vivendo o santo evangelho no espírito de São Francisco, dando, assim, início a um novo ramo da família franciscana.
Em 1983, a Santa Sé aprovou a Pequena Família Franciscana, reconhecendo-a como Instituto Secular de direito pontifício.
Nos seus mais de oitenta anos, o Instituto espalhou-se pela Itália e por diversos outros países como: Áustria, Brasil, Chile, Croácia, Espanha, França, México, Portugal, contando com mais de 1.400 membros.
A PFF NO BRASIL
Em 1953, na cidade de João Pessoa, Paraíba, as primeiras irmãs brasileiras se consagraram a Deus no Instituto Secular da Pequena Família Franciscana. Daí a semente espalhou-se por terras brasileiras. Foi também aqui no Brasil que surgiu o ramo masculino do PFF.
ENCONTROS
Os encontros são importantes na vida da PFF. Eles têm como objetivo:
- oração, meditação e celebração eucarística;
- aprofundamento da espiritualidade franciscana;
- troca de experiências;
- estudo de temas específicos do Instituto ou dos programas da Igreja no Brasil;
- convivência fraterna;
- planejamento da vida do Instituto;
- a formação inicial e
- retiros anuais.
CONSAGRAÇÃO
Depois de um tempo de preparação, os membros da PFF fazem a sua consagração a Deus, prometendo observar a Regra da Ordem Franciscana e as Constituições do Instituto. Esta consagração é renovada anualmente.
Para as irmãs e os irmãos da PFF este dia é tão importante quanto, para outras pessoas, o dia do seu casamento ou da profissão religiosa.
PFF e a OFM
Desde a sua fundação, o Instituto Secular da Pequena Família Franciscana está intimamente ligado à Ordem dos Frades Menores. Os frades franciscanos sempre estiveram presentes na vida do Instituto como assistentes espirituais.
A NOSSA CASA PORCIÚNCULA
A sede da PFF em Minas chama-se "Porciúncula", em memória à Porciúncula que, para Francisco e Clara, era o berço da ordem franciscana. Ela está situada no sítio franciscano "Rivo Torto", no município de Ribeirão das Neves. Num ambiente tranquilo, você pode vivenciar a natureza como presença de Deus e do amor que Francisco cultivava para como as criaturas.
JUNTE-SE A NÓS! A PEQUENA FAMÍLIA FRANCISCANA PODE SER TAMBÉM A SUA GRANDE FAMÍLIA!
Que ro conhecer esse instituto
ResponderExcluirÚltimo encontro de Maria. Mariane com Vincenza em Urago d’Oglio, 2/03/1982.
ResponderExcluirVincenza não sai mais da cama. Sofre muito, não nos vê mais, mas o seu pensamento está sempre lúcido e presente. Acolhe-me com verdadeiro afeto e com uma exclamação que me comove: Maria Amata doce do dom de Deus”. Imediatamente o seu pensamento vai para a nossa Pequena Família Franciscana, no Cenáculo, e sussurra: “O Cenáculo! União de alma que Jesus, Caminho, Verdade e Vida, leva ao Pai; que nos faz Unas com o Pai e como é vontade da doce Trindade. Jesus – continua -nunca está só, tem sempre o Pai e também a nós, porque Vive na cela da nossa alma.
"Lembra-se dos três Sim”?
Eu me lembro da Sua Santidade o Papa Pio XII atento em escutar a nossa Vincenza que lhes expõe aquilo que esteve por tantos anos no asilo do seu coração, a realização do quanto Deus lhe confiou por si e pelas Almas.
“Santo Padre, Viver a Vida de união com Deus” “Sim” “Sim.
“Na cela da alma” “Sim”.
“No meio do mundo” “Sim”.