segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quanto vale o seu click?

 





Recentemente eu publiquei na minha página Amor Pela Fotografia essa pergunta. 
Obtive vários tipos de respostas desde “O sorriso do cliente” até “Quanto me pagarem, pois estou sem dinheiro”. Mas e aí, quanto vale?
É muito engraçado por que acham que hoje na era digital tudo é de graça. O fotógrafo não paga pra revelar, não compra filme, a câmera não vai pilha.... Mas pra mim está muito mais caro. Pense que você fotografa um evento de 3 horas, e escolhe 100 fotos para entregar. O tempo que você passa editando 100 fotos,o valor de um programa de edição original (lembre-se que pirataria é crime hehehe), desgaste do seu equipamento (obturador, flash,lente...) e quando o cliente pede pra você imprimir algumas das melhores fotos (lógico que ele não vai pagar seu deslocamento).Calcule quantas horas isso deu no total. Quanto você cobrou por 3 horas? Afinal, para o seu cliente foi apenas isso que você trabalhou, o resto ele não vê, então não contabiliza no valor.
Além disso, lembre-se do tempo e do valor que foi cada curso, workshop, faculdade, palestra... que você assistiu, pois foi graças a isso que você tem um olhar mais refinado que o dele. Antes de cobrar veja certinho “ tim-tim por tim-tim” o que ele vai querer receber, e não tenha medo de falar o seu preço. 
O seu olhar não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário