Recentemente eu publiquei na minha página Amor Pela Fotografia essa pergunta.
Obtive vários tipos de respostas desde “O sorriso do cliente” até “Quanto me pagarem, pois estou sem dinheiro”. Mas e aí, quanto vale?
É muito engraçado por que acham que hoje na era digital tudo é de graça. O fotógrafo não paga pra revelar, não compra filme, a câmera não vai pilha.... Mas pra mim está muito mais caro. Pense que você fotografa um evento de 3 horas, e escolhe 100 fotos para entregar. O tempo que você passa editando 100 fotos,o valor de um programa de edição original (lembre-se que pirataria é crime hehehe), desgaste do seu equipamento (obturador, flash,lente...) e quando o cliente pede pra você imprimir algumas das melhores fotos (lógico que ele não vai pagar seu deslocamento).Calcule quantas horas isso deu no total. Quanto você cobrou por 3 horas? Afinal, para o seu cliente foi apenas isso que você trabalhou, o resto ele não vê, então não contabiliza no valor.
Além disso, lembre-se do tempo e do valor que foi cada curso, workshop, faculdade, palestra... que você assistiu, pois foi graças a isso que você tem um olhar mais refinado que o dele. Antes de cobrar veja certinho “ tim-tim por tim-tim” o que ele vai querer receber, e não tenha medo de falar o seu preço.
O seu olhar não tem preço.
Por: Arthur Manson
Nenhum comentário:
Postar um comentário