O que é Aposentadoria por Invalidez?
Antes de explicar “quais são as 7 doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez” é importante não deixar dúvidas que a aposentadoria por invalidez é um benefício permanente concedido pelo INSS para trabalhadores que ficam incapacitados de forma total e permanente para o trabalho. Para ter direito à aposentadoria por invalidez, o trabalhador deve ter contribuído com a Previdência Social por pelo menos 12 meses.
As doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez podem variar de acordo com o grau da doença e a incapacidade causada por ela. O INSS leva em consideração para conceder a aposentadoria por invalidez a “incapacidade permanente” causada por conta da doença, portanto, não basta apenas ter a doença, mas sim a incapacidade permanente causada pela doença.
Embora, não seja todos os portadores das doenças abaixo que terão direito a Aposentadoria por Invalidez, é importante desatacar que, algumas doenças listadas podem dar direito à concessão da aposentadoria por invalidez, incluem:
1. Tuberculose ativa
A tuberculose ativa (CID10 – A15) é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Em casos de tuberculose ativa comprovada, o trabalhador pode ter direito à aposentadoria por invalidez, dispensando, inclusive, o período de carência mínimo de 12 contribuições.
2. Alienação mental
A alienação mental (os CIDs das doenças podem variar muito), também conhecida como transtorno mental, abrange uma série de condições psiquiátricas que afetam o funcionamento cognitivo e o comportamento emocional do indivíduo. Podemos mencionar que entre os transtornos mentais que podem dar direito à aposentadoria por invalidez estão: a esquizofrenia, o transtorno bipolar, a depressão grave, Demência de doença de Alzheimer, Demência da Doença de Pick, Retardo mental grave e etc.
Para ter direito na aposentadoria por invalidez é necessário comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho por meio de laudos e perícias médicas do INSS.
3. Hanseníase
A hanseníase (CID10 – A30), antigamente era conhecida como lepra, é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A doença afeta a pele, os olhos, os nervos periféricos, as mucosas do nariz e trato respiratório. A hanseníase também é considerada uma condição que pode levar à aposentadoria por invalidez, se causa incapacidade permanente para o trabalho, sem a necessidade de cumprir o período de carência de 12 meses.
4. Esclerose múltipla
A esclerose múltipla (CID10 – G35) é uma doença crônica potencialmente incapacitante que afeta o sistema nervoso central e da medula espinhal, causando danos à mielina, uma substância que reveste as fibras nervosas, dificultando a comunicação entre o cérebro e o corpo.
Essa condição de saúde pode resultar em problemas de coordenação motora, equilíbrio, fadiga intensa, fraqueza muscular e dificuldades cognitivas. Sem dúvidas, a esclerose múltipla é considerada uma doença incapacitante e pode dar direito à aposentadoria por invalidez, desde que se comprove a incapacidade total e permanente do trabalhador.
5. Hepatopatia grave
As hepatopatias graves (CIDs-10 de K70 a K77) compreende diversas doenças do fígado, como hepatites crônicas, insuficiência hepática, cirrose hepática, entre outras. Quando essas doenças atingem um estágio avançado e comprometem a capacidade de trabalho do indivíduo de forma irreversível, a aposentadoria por invalidez pode ser concedida pelo INSS.
6. Cegueira
A cegueira irreversível ou cegueira total (CID10 H54) de ambos os olhos também é uma condição que pode garantir o direito à aposentadoria por invalidez. Para isso, é necessário que o (a) trabalhador (a) comprove a incapacidade total e permanente para o trabalho por meio de exames e laudos médicos, além disso, a incapacidade deve ser confirmada pela perícia do INSS.
7. Neoplasia maligna
A neoplasia maligna, doença mais conhecida como câncer, é uma doença que se caracteriza pelo crescimento descontrolado e rápido de células malignas. Dependendo do tipo de câncer e do estágio, é possível obter a aposentadoria por invalidez, isto porque o tratamento e os efeitos colaterais podem afetar significativamente a capacidade de trabalho do (a) trabalhador (a).
IMPORTANTE: Não é uma regra que todos os portadores das doenças acima terão direito na Aposentadoria por Invalidez. Existem várias outras doenças que dão direito a esse benefício. Sempre deve ser observada a doença e a incapacidade total e permanente causada, levando em consideração também a atividade exercida pelo (a) trabalhador (a).
Quer saber a respeito, entre no site https://vindicaadvocacia.justamente.site/#agende-um-contato
Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/quais-sao-as-7-doencas-que-dao-direito-a-aposentadoria-por-invalidez/1900781757
Nenhum comentário:
Postar um comentário