A coisa mais comum hoje em dia é levantarmos da cama pela manhã com dores no corpo e aquela sensação de que não houve descanso algum durante a noite.
Isso se deve ao fato de não relaxarmos os músculos suficientemente para que o corpo se reestabeleça por completo das atividades do dia anterior. E para piorar ainda mais a situação, dormimos em posições totalmente inadequadas afetando as articulações do corpo.
Conforme a figura abaixo, a melhor posição para uma boa noite de sono é a de lado, com o pescoço alinhado à coluna, pernas ligeiramente flexionadas, de preferência com um travesseiro entre elas para dar sustentação e evitar muito peso na bacia. Os ombros também deverão ficar um pouco para frente ou para trás para não sobrecarregar o ombro que está do lado de baixo.
Se for dormir de costas, a atenção ao tamanho do travesseiro deverá ser redobrada evitando que o pescoço fique muito alto deixando a coluna torta durante a noite. Um travesseiro abaixo dos joelhos também ajuda a diminuir a tensão sobre as vértebras.
Nunca durma de bruços (barriga para baixo), pois nesse caso, pescoço e coluna ficam sobrecarregados e tortos, garantindo a dor muscular e sensação de mal estar no dia seguinte.
O mesmo vale para os travesseiros que deverão ser trocados a cada dois anos de uso para que mantenham as suas propriedades originais.
Algumas dicas para dormir melhor:
- Não coma alimentos pesados à noite;
- Exercícios físicos só devem ser feitos com pelo menos quatro horas de antecedência da sua hora habitual de se deitar;
- Procure relaxar com um banho morno;
- Evite assistir programas de televisão que excitem ou irritem;
Não leve trabalho para a cama com o uso de tablets e laptops; - Mantenha uma iluminação branda no quarto pelo menos meia hora antes de se recolher;
- Um chá de camomila ou leite morno ajudará no processo de relaxamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário