quinta-feira, 7 de março de 2013

SÓ NÃO PROMETA


- “Jacozinho” – disse Isaac ao passar seus negócios de atacado para o filho – “agora tudo isso é seu. Eu ganhei a vida graças a dois princípios: o primeiro é a honestidade, e o segundo é a sabedoria. Honestidade é a coisa mais importante nos negócios. Se você promete a entrega de uma mercadoria para a próxima quinta-feira, aconteça o que acontecer, você deve entregá-la na data prometida”.
- “Sim, papai” – respondeu Jacozinho. “Mas o que o senhor me diz sobre a sabedoria?”
E o pai, então, respondeu:
- “Sabedoria? Muito bem, eu lhe direi o que é o princípio da sabedoria para ter sucesso nos seus negócios: nunca prometa uma data de entrega. Entendeu?”.
Todo mundo sabe que promessa é dívida. No entanto, no comércio, na indústria, nos serviços, em todas as áreas de negócios, um dos maiores geradores de conflitos e crises são as promessas não cumpridas.
O conselho que o Isaac deu ao filho Jacob, seu sucessor na empresa, vale para todos. Se prometer, cumpra. Esta é a regra. Se marcoar um horário, esteja lá conforme o combinado.
Quem não cumpre uma promessa, colhe frutos desagradáveis, além de deixar uma imagem negativa aos olhos dos demais.
Por isso, se a circunstância não lhe permite honrar a palavra dada, seja menos ambicioso, porém mais perspicaz. Aja com prudência e, jamais será tido como enganador. É fácil. Basta não prometer!


ABRAHAM SHAPIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário