sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Comissão para a Vida e Família realiza Encontro Nacional da Pastoral Familiar


PastoralFamiliarLogoEntre os dias 08 e 10 de março, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou o Encontro Nacional da Pastoral Familiar. A reunião, realizada na cidade de Ipatinga (MG), diocese de Itabira, abordou o tema “Situações Difíceis”.
O encontro contou com representantes e coordenadores de 15 regionais da CNBB, além da Pastoral Familiar da Comissão Nacional. “O presidente da CEPVF, e bispo de Camaçari (BA), João Carlos Petrini, enviou aos participantes uma belissima mensagem.
Com o objetivo de partilhar relatos de experiência dos regionais, no que se refere ao Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar (FC 84), em especial nas ações evangelizadoras com famílias em segunda união, realidade crescente em nosso país, o Encontro pode contar com a presença de dom Odilon Guimarães Moreira, bispo de Itabira e Coronel Fabriciano e padres do presbítero local e de agentes da Pastoral Familiar da Diocese local.
A Pastoral Familiar em âmbito de Brasil, atendendo aos apelos do beato João Paulo II, tem sido um recurso motivador para inserção das famílias em segunda união na vida social, espiritual e pastoral, por meio dos princípios da misericórdia e da verdade.
Durante as exposições dos regionais alguns itens foram de consenso entre os regionais da CNBB, para Pastoral Familiar: Modelo de família – Família Nuclear, e a não existência de uma Pastoral das famílias em segunda união isolada, apenas unida a Pastoral Familiar, como um dos seus setores.
O tema segunda união entrou na pauta da reunião, por ser considerado atual. “É um dado posto na realidade brasileira, por isso, a exemplo do Bom Pastor, não podemos ignorá-la. Há a constatação da necessidade de orientações pastorais para a atuação das famílias em segunda união na vida paroquial”, mencionou o assessor da Comissão para a Vida e Família, padre Wladimir Porreca.
A riqueza de inúmeros materiais bibliográficos e digitalizados foram partilhados na oportunidade e, assim,  evidenciou-se, ainda mais, o trabalho dos agentes da Pastoral Familiar, em possibilitar ações evangelizadoras coerentes que colaboram para as  relações pastorais da famílias em segunda união na vida da Igreja.
“A Comissão Nacional agradece a diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, pelo acolhimento e todo suporte para a realização do Encontro Nacional Pastoral Familiar; Situações Difíceis”, disse padre Wladimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário