quarta-feira, 10 de abril de 2013

PADRE LINO STAHL, 90 ANOS

Palavra do Bispo Dom Orlando Brandes


PADRE LINO STAHL, 90 ANOS

Nosso Padre Lino Stahl, jesuíta, da paróquia Nipo-Brasileira de Londrina e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo completou neste dia 7 de abril, 90 anos. É um fato admirável chegar a esta idade. Mais admirável é que Pe. Lino ainda dirige seu carro, tem excelente memória, perfeita visão e audição. Conduz trabalhos apostólicos e participa de todas as atividades pastorais da Igreja.
Deus foi muito bom para conosco dando-nos o Pe. Lino, sábio e santo, saudável e servidor, fiel e alegre, bom e exigente, trata-se de alguém que conserva a juventude da fé, o zelo apostólico, a obediência filial, o carisma de Santo Inácio e a pertença à Igreja Local.
Pe. Lino tem a gentileza dos japoneses e a geometria dos alemães, uma personalidade equilibrada que cativa pela conservação dos valores perenes e pelo acolhimento do que é novo. Está no meio dos pobres numa região da periferia de Londrina e está no centro da cidade como pastor da comunidade nipo-brasileira. Promoveu o diálogo entre as diferentes religiões do Japão presentes em Londrina.
Não só fala bem o japonês, mas escreve artigos para revistas do Japão. Fundou o Centro de Educação Infantil onde são atendidas 80 crianças pobres. Queria ser missionário na Amazônia, mas, foi enviado para o Japão onde morou 17 anos. Está há 31 anos em Londrina.
Estudou sua teologia na Alemanha e trabalhou por um ano em Seattle nos Estados Unidos como pároco. Com tanta sabedoria e experiência, Pe. Lino é um homem simples, despojado, profundamente apostólico e tudo faz para a maior glória de Deus. Vive o lema dos jesuítas: “Em tudo amar e servir”. A espiritualidade inaciana é a fonte inspiradora de sua vida e ministério. Adquiriu aquele esvaziamento de si, aquele desapego interior, que Santo Inácio chama de “indiferença”. Na verdade, é a conquista da liberdade que deixa a pessoa em estado de doação de si, generosidade, oblação.
Neste Ano da Fé, a Carta Apostólica “Porta Fidei” pede que descubramos a fé das pessoas que nos rodeiam e os santos que estão entre nós. Realmente é tocante o testemunho de fé de tantas pessoas, dentre elas, nosso Padre Lino. Além da oração e meditação diária, ele faz exercícios físicos e cuida da alimentação.
Quem conhece o Pe. Lino é agraciado com sua simpatia, sua transparência, sua retidão e bom senso. Ele sempre busca aquele “mais” que Santo Inácio recomenda no seguimento de Jesus Cristo que consiste em conhecê-lo interiormente, amá-lo ardentemente e segui-lo generosamente. Nosso presbitério e nosso povo são privilegiados pela graça de Deus  que nos deu um padre, verdadeiramente, homem de Deus.
Sei que Pe. Lino ao ler este artigo vai dizer: “Não é tanto assim”, mas, vai continuar sereno, agradecido e reconhecido como sempre. Nem os elogios, nem as injúrias o perturbam. A paz habita seu coração. Assim, ele nos ajuda a encontrar Deus em todas as coisas.
Dom Orlando Brandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário