sábado, 2 de setembro de 2017

3 pequenas coisas que você deveria fazer antes do meio-dia

   Uma boa manhã e, portanto, um bom dia, não são experiências que acontecem magicamente – elas são criadas conscientemente A maioria de nós – de todas as idades e origens – está incrivelmente distraída no início de todas as manhãs, e, portanto, tropeça no decorrer do dia com menos intenção e muita frustração desnecessária.
   Nós esquecemos que as horas da manhã antes do meio do dia são extremamente importantes, e que essas horas formam a base de todo o dia.
   Nós esquecemos que a forma como escolhemos passar essas horas diariamente pode ser usada para prever o tipo de dias que vamos ter e, finalmente, o tipo de vida que vamos viver.
   Por isso, as atividades triviais – verificar as mídias sociais, assistir televisão, preocupar-se com coisas que não podemos controlar etc – costumam definir o tom de cada dia.
  O que significa que desperdiçamos muito tempo e energia em coisas que não importam, enquanto gradualmente perdemos contato com as partes significativas e controláveis de nossas vidas que realmente importam.
   Por outro lado, ter horas de manhã pensativas e deliberadas – em geral, a partir do momento em que acordamos até o meio dia – nos permite restabelecer uma sensação de controle significativo, nos colocando no “banco do motorista” para que possamos começar a viver mais intencionalmente de novo. 

Rituais matinais: pequenas coisas para fazer antes do meio dia que mudam a sua vida

   Por que antes do meio dia, e não no início da manhã?
   Porque nem todas as pessoas levantam no início da madrugada.

Nem todos têm os mesmos horários.

   E você certamente não precisa estar no horário de outra pessoa para colocar esses três rituais em suas manhãs. A chave é fazê-los nas horas da manhã da “sua manhã”, antes da tarde extrair o melhor de você.
   O problema é a maioria de nós afrouxa as coisas que precisamos fazer por nós mesmos, embora nos conhecemos bem.
   Quem nunca acordou com pressa e mal viu a manhã passar com um turbilhão de distrações?
   Você vive como se tropeçasse em cada tarefa, sem sentir que poderia ter um controle melhor sobre as sua própria vida.
   Felizmente, você tem esse poder. Implemente gradualmente os três rituais da manhã descrito a seguir, e veja tudo mudar.
   Ao longo das semanas, as suas manhãs terão bases sólidas das quais produzirá resultados positivos de forma consistente. O seu “eu do futuro” não só irá agradecer por uma nova rotina matinal, como você também servirá de inspiração para amigos e familiares.
   Por favor, preste atenção: foi mencionado “gradualmente” acima.
   Se você não está fazendo nenhuma dessas coisas antes do meio-dia hoje, comece com apenas a primeira, então tente adicionar a segunda… Um passo de cada vez.

1    1. Lave a louça assim que você terminar o café da manhã.

Você está comendo a refeição mais importante do dia, certo?
Ótimo.
    Agora você pode aproveitar seu café da manhã para fortalecer sua autodisciplina.
  A autodisciplina é uma habilidade vital que deve ser aprimorada. Afinal, é a capacidade de superar distrações e fazer as coisas mais importantes.
   Envolve agir de acordo com o que você sabe que é certo, em vez de como se sente no momento (talvez cansado ou preguiçoso ou distraído por outra coisa). Sim, isso normalmente exige sacrificar o prazer imediato e a emoção pelo que mais importa na vida.
   A falta de autodisciplina para a maioria de nós é simplesmente o resultado de uma falta de foco. Em outras palavras, dizemos a nós mesmos que vamos fazer algo, mas não o fazemos.
   Você se identifica com isso? Fique calmo, aqui vai a dica.
   Sabe qual é uma das formas mais fáceis e eficazes de construir e manter um ritual diário de autodisciplina?

Comece pequeno todas as manhãs. Muito pequeno

   Simplesmente lavando os pratos após o café da manhã.
   Sim, é isso mesmo, literalmente lavar os pratos com as próprias mãos.
   Este é apenas um pequeno passo para começar o seu dia com o pé direito. Quando você terminar de comer seu pão com manteiga, lave os talheres e o prato.
   Lave também a xícara que você usou para beber café. Não deixe nada para mais tarde.
   Forme este ritual um prato de cada vez, uma manhã de cada vez. Depois de fazer isso consistentemente por algumas semanas, você pode começar garantir que a pia tenha sido limpa.
   Então, a cozinha inteira organizada.
   Cozinhe um almoço saudável. Comece a fazer alguns abdominais. Medite por alguns minutos. E assim por diante.
   (Mais sobre exercício físico e meditação abaixo).
   Faça as mesmas pequenas coisas simples todas as manhãs, e você começará a construir um ritual saudável de autodisciplina. Finalmente, você será capaz de fazer o que deve ser feito, com foco e intenção.
   Basta começar devagar, lavando os pratos após o café da manhã (com um sorriso no rosto).

2    2.       Use o exercício para treinar seu corpo e sua mente (por quinze minutos ou menos)

   Atividade física é a maneira mais simples e rápida de mudar sua vida, não só porque fortalece seu corpo, mas também fortalece sua mente.
   É um exercício que impõe um nível considerável de esforço mental e físico para estimular o crescimento.
   E quase instantaneamente implanta uma sensação positiva de autocontrole em seu subconsciente, mesmo quando outras circunstâncias em sua vida parecem caóticas.
   Em um mundo vasto que muitas vezes está bem além do seu controle, o exercício físico se torna um espaço pessoal onde você pode treinar e recuperar o domínio do seu mundo.
  Somente você pode mover seu corpo. Só você pode colocar um pé na frente do outro. Só você consegue decidir até onde você vai se empurrar.
   Quando você começa seu dia assim – no controle – o mundo se torna um lugar muito mais fácil de navegar.
   Além disso, um ritual de exercício diário, consistente muda literalmente o funcionamento interno físico do seu cérebro.
   No livro best-seller “Spark: A Nova Ciência Revolucionária do Exercício e do Cérebro”, o Dr. John Ratey discute os dados que coletou durante anos pesquisando as alterações neurológicas causadas pelo exercício físico.
   Ele afirma:
“O exercício é a ferramenta mais poderosa que você tem para otimizar sua função cerebral. A atividade aeróbica tem um efeito dramático sobre a adaptação, regulando sistemas que podem estar fora de equilíbrio e otimizando aqueles que não estão – é uma ferramenta indispensável para quem quer alcançar seu potencial total”.
  De uma maneira menos científica e mais empírica, você vai perceber que o exercício pode ser um medicamento universal para todas as doenças mentais humanas.
  Diminui drasticamente a depressão leve e moderada, reduz a ansiedade, contrabalança os efeitos negativos do estresse excessivo. E a melhor parte é que obviamente a atividade física não é apenas um treino mental, mas também físico.
   Então, se o exercício é maravilhoso, por que praticar apenas 15 minutos de manhã?
   Porque, no começo, é o suficiente sem exagero.
  Começar pequeno é importante. Você certamente já ouviu isso antes, mas, novamente, muitos se esquecem de seguir bons conselhos.
  Comece com um ritual de exercício matinal que duram 15 minutos ou menos. Se você sentir uma resistência muito forte e falhar antes de completar 15 minutos, diminua para 10 ou 7 minutos.
Siga firme com um pequeno período de tempo por pelo menos um mês antes de aumentar a duração novamente. Pode apostar, consistência é mais importante que intensidade no início.

3    3.       Viva o presente através da meditação (por quinze minutos ou menos)

   Lembra-se do princípio de começar pequeno e devagar?
   O mesmo se aplica neste caso.
  Aliás, um ritual de meditação de 15 minutos pela manhã pode ser especialmente mais difícil do que os outros rituais para a maioria dos iniciantes.
  Durante as primeiras tentativas de meditação, a maioria dos novatos tende a achar quase impossível acalmar a mente. Devido a isso, muitos de nós tentamos meditar uma ou duas vezes e não percebemos o valor na prática – porque a percepção de controle e bem-estar não aparece imediatamente como os exercícios físicos.
   Mas com disciplina e paciência, a meditação pode ser muito poderosa, porque proporciona um nível de controle mais profundo que, em última análise, traz à tona o que está preso dentro de nós.
   A meditação nos conecta com nosso “eu verdadeiro” permitindo acessar todas as áreas da nossa mente e do nosso corpo – geralmente distraídas e desconectadas.
   Os benefícios mais práticos da meditação podem ser resumidos em dois:
1.           Reduz o estresse mental 2.
2.       Aumenta a presença mental (consciência)
  E quando trazemos uma presença mais relaxada para as primeiras horas da manhã – a base do nosso dia – faz com que tudo o que acontece depois seja muito mais fácil de lidar.
  Porque nós damos os próximos passos tranquilamente – sem resistência reprimida –, plenamente conscientes e aceitando a tensão em nossos ombros, a pequena bolha de esperança em nosso coração, ou talvez até a névoa da tristeza na parte de trás da nossa mente.
  E com essa consciência e aceitação, nós encontramos melhores soluções, maneiras mais saudáveis de lidar com o próximo e um senso geral de que as pessoas são mais amigáveis.
  Por outro lado, quando estamos estressados e distraídos nas primeiras horas da manhã, nossa mente está dividida e desgastada.
   Uma parte está firmemente focada em tudo o que está pressionando sobre nós, enquanto a outra parte está dando atenção mínima para as tarefas que precisam ser feitas rapidamente.
   Veja abaixo como estabelecer presença através da meditação pela manhã (note que existem muitas técnicas de meditação, esta é apenas uma delas):
    1. Sente-se ereto numa cadeira com os pés no chão;
    2. Descanse suas mãos confortavelmente em seu colo;
    3. Feche seus olhos;
    4. Concentre-se em sua respiração por 15 minutos (ou menos se parecer muito tempo).
   O objetivo é passar todo o tempo focado apenas no movimento de inspirar e expirar, o que evitará que sua mente vagueie preocupada ou pense demais.
 Isso parece simples, mas é desafiador fazer mais do que alguns minutos, especialmente quando você está apenas como esse ritual. É perfeitamente normal se pensamentos aleatórios surgirem, você só precisa voltar seu foco para sua respiração.
  Imagine que você é o céu e os seus pensamentos são as nuvens. Você não é seus pensamentos. Você tem o poder de observar seus pensamentos sem se apegar.
  Assim como as nuvens, os pensamentos chegam e vão embora. Basta que você volte seu foco para sua respiração.

Lembre-se, o mais importante é a consistência.

  Os três rituais matinais acima não significam nada se não forem feitos de forma consistente. Uma única manhã lavando louça, se exercitando e meditando em silêncio não fará milagres.
  É o efeito composto das ações simples, aparentemente mundanas ao longo do tempo, que levam a resultados positivos e que alteram a vida para melhor.
  Não há nada excitante em colocar um pé na frente do outro todos os dias durante semanas, mas ao fazê-lo, muitas pessoas normais escalaram mais de 8 km até o topo da montanha mais alta do mundo, o Monte  Everest.
  Não há nada excitante sobre limpeza de pratos, exercícios e sentar-se em meditação por um curto período de tempo todas as manhãs, mas ao fazê- lo, você vai retomar o controle da sua vida.
   Assim como todos os músculos do corpo, a mente precisa ser treinada para ganhar força. Ela precisa ser trabalhada consistentemente para crescer e se desenvolver ao longo do tempo.
  E é exatamente isso que os três rituais da manhã permitem que você faça.
Se você não se empenha de forma proativa em pequenas coisas toda manhã, é claro que você vai desabar mais tarde, no dia em que algo não acontecer como você esperava.

Você tem uma escolha!

Escolha lavar sua louça quando seria mais fácil deixa-la na pia.
Escolha exercitar quando seria mais fácil dormir um pouco mais.
Escolha meditar quando seria mais fácil distrair-se nas redes sociais.
Prove para você mesmo, em pequenas ações todas as manhãs, que você tem o poder de controlar o seu dia e a sua vida.


FONTE: https://pt.aleteia.org/2017/08/15/3-pequenascoisas-que-voce-deveria-fazer-antes-do-meio-dia/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário