quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Famílias e Grupos Bíblicos de Reflexão se reúnem para a Novena de Natal

 As fotos abaixo são da comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, jardim Igapó - Londrina.




A Novena de Natal já está em andamento em muitas comunidades e outras ainda esperam os nove dias que precedem o dia 24 para a realização desse momento tradicional de oração e confraternização. Em especial, os Grupos Bíblicos de Reflexão dão a tônica para a Novena, que é realizada nas famílias, unindo os vizinhos em ruas, condomínios e prédios para a preparação para o Natal. Procure o animador de sua rua ou no escritório paroquial para ingressar em um grupo de novena. O livrinho está sendo vendido na Livraria Dom Geraldo e nas paróquias.
  
Confira o artigo de Dom Albano sobre a Novena de Natal.
Tudo na vida exige preparação: Aniversários, Formaturas, Exame vestibular etc. Quanto maior a festa, mais longa a preparação. Basta recordar no Brasil, uma nação inteira, preparando-se, desde já, para as Olimpíadas de 2016.
O que acontece no plano material, com maior razão ainda deveria se aplicar no plano espiritual.
Sabemos que a Mãe Igreja é especialista na preparação das festas litúrgicas. Para a Pás-coa temos os 40 dias da Quaresma. Para o Natal as quatro sema-nas do Advento. É próprio da Igreja usar todos os recursos peda-gógicos para chamar a atenção para o sentido das Festas.
Assim, para o Natal, ela recorda o modelo de grandes profetas e santos que se prepararam para a primeira vinda de Jesus: Isaias, Daniel,  João Batista e Maria.
Usa também a mudança das cores litúrgicas, a saber, o Roxo, uma cor fria, própria de quem psi-cologicamente está no sofrimento da espera.  Tira dos tem-plos os cantos festivos, como o Glória e o Te Deum, para que nin-guém se distraia, pois o Advento é um tempo de espera, de penitência e de conversão.
Usa as velas da coroa do Advento para recordar os símbolos da escuridão que viveu a huma-nidade, até a chegada de Jesus, Luz do Mundo. Pede que, a exemplo de São Francisco de Assis, preparemos os presépios, tanto nas casas como nos corações, para melhor acreditarmos no amor de um Deus pelo homem.
Sugere a confissão natalina, para que não se repita em nossos corações a cena das casas de Belém, onde não havia lugar para Ele. Que pena que todo esse trabalho pedagógico da Igreja é estragado pelo Natal do Consu-mismo e do Secularismo! Teimosamente, mais uma vez, a Igreja de Londrina lança durante o Advento as Novenas de Natal, para recordar às famílias cristãs e a importância de um encontro verdadeiro com Jesus que é o grande aniversariante do dia.
O Documento de Aparecida até sugere os termos para um cartão de Natal: “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é a nossa alegria”(D A n° 29).
Dom Albano Cavallin
Arcebispo Emérito de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário